Espanhol Português Inglês
Novidade - Cotação Online
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!


Voltar

UM MERCADO PROMISSOR

Com faturamentos surpreendentes, o segmento de suplementação se mostra cada vez mais atrativo para o mercado nacional, despertando a atenção de grandes empresas para investir no ramo.

Panorama

Conhecidos e cada vez mais populares, os suplementos alimentares já fazem parte da rotina de muitos brasileiros praticantes de atividades físicas, e daqueles que apostam em um estilo de vida saudável, apoiando-se em produtos que complementam a alimentação e contribuem para a obtenção de resultados.

Na contramão da economia brasileira, o mercado de nutrição esportiva, cada vez mais ativo, representa um dos segmentos que mais cresce no país, atingindo em 2018 números na ordem de R$ 2,2 bilhões - 12% maior em relação ao ano anterior. Para 2019, segundo dados da ABENUTRI, a expectativa é ainda maior, apostando em um crescimento próximo a 15%, indicando que vale a pena investir no setor.

Mudam-se os hábitos, muda-se o mercado

Esse cenário é reflexo de um conjunto de fatores, principalmente associados às mudanças de hábito e de comportamento de uma parcela da população brasileira, que, mais preocupada com a saúde e o bem-estar, tende a optar por um estilo de vida saudável. Além disso, padrões de beleza impostos pela mídia, somados à insatisfação com a própria imagem, têm sido a motivação para que muitos iniciem algum tipo de atividade física, e recorram ao uso de suplementos alimentares para potencializar os resultados esperados. Dessa forma, observa-se que embora exista um consenso de que a atividade física promove a saúde, a preocupação com a estética ainda é um fator de extrema relevância para o aumento do número de adeptos às academias de ginástica, sendo este perfil mais evidente no público jovem, um dos principais consumidores deste segmento.

Essa gradativa consciência que se desenvolve na população está atrelada aos meios de comunicação. A correta difusão do conhecimento e maior acesso à informação acerca dos benefícios proporcionados pela prática de atividade física não se restringem apenas a jornais, órgãos oficiais ou programas televisivos voltados à saúde. Com as mídias sociais e a atuação dos digital influencers, tem-se um aumento cada vez mais pronunciado no número de praticantes de exercícios físicos. Como consequência, a percepção do consumidor sobre os suplementos altera-se gradativamente. A antiga associação com os anabolizantes, hormônios que interferem na formação do músculo, fazia com que o mercado de nutrição esportiva fosse visto com desconfiança e preconceito. Atualmente, a população já enxerga o uso de suplementos alimentares como algo positivo e benéfico.

Outro ponto importante diz respeito ao público-alvo. Foi-se o tempo em que os suplementos alimentares eram explorados apenas por oferecer algum tipo de vantagem competitiva, restringindo-se a fisiculturistas e atletas de alta performance. O mercado de nutrição esportiva é muito mais abrangente, atendendo não apenas àqueles que focam no ganho de massa muscular, mas também aos que almejam perda de peso, e, para tanto, apostam em conveniência e praticidade.

Esta praticidade também está intimamente vinculada ao estilo de vida contemporâneo, no qual dedica-se menos tempo às refeições em casa, ou ao preparo da comida caseira, dependendo então, de estabelecimentos externos, como restaurante e cafeterias, valendo-se dos suplementos alimentares como um complemento à alimentação saudável. Portanto, seja como suplemento para performance, emagrecedores, para ganho de massa, ou apenas destinados a uma alimentação balanceada, o mercado de nutrição esportiva apresenta-se com grande potencial e inúmeras oportunidades para inovação.

Um público autêntico

Dentre os principais tipos de suplementos, hiperproteicos, hipercalóricos, multivitamínicos, e de aminoácido, os suplementos proteicos são os mais populares, sendo o whey protein - a proteína proveniente do soro do leite - o mais consumido.A novidade neste panorama são as proteínas vegetais, que vêm ganhando destaque e popularidade no mercado devido ao gradativo investimento em pesquisas e à comprovação de seus efeitos.

A busca e desenvolvimento de fontes alternativas às animais para a obtenção de proteínas, se deve, em especial, ao crescimento do público vegano e à maior atenção observada para com a saúde e direito dos animais. Esta vertente se apoia também em indivíduos com particularidades culturais e restrições alimentares e/ou alérgicas, que têm feito com que a procura por produtos à base de vegetais seja cada vez mais comum, e abra espaço para que novas oportunidades surjam. Por consequência, proporciona possibilidades de um novo mercado, mais personalizado para um público disposto a investir em itens de maior valor agregado e que atendam às suas ideologias ou colaborem com dietas restritas.

O mercado em movimento

As perspectivas para o mercado de nutrição esportiva em 2019 são bastante animadoras. As mudanças ocorridas na legislação e o empenho da população em investir na saúde e qualidade de vida trazem otimismo ao mercado. Com o marco regulatório aprovado pela Anvisa em julho de 2018, novas regras foram estabelecidas, permitindo ao consumidor maior facilidade no acesso a produtos seguros e de qualidade. Além disso, a modernização da regulamentação considera uma lista de aditivos, coadjuvantes de tecnologia, substâncias bioativas, enzimas e ingredientes fonte de nutrientes que são autorizados como suplemento. A normativa adota ainda limites mínimos e máximos, e autoriza, em uma lista positiva, as alegações de benefícios à saúde, permitindo um padrão de informação. Como consequência, a criação de uma categoria para os suplementos alimentares propõe reduzir obstáculos à comercialização e à inovação.

Além da tendência voltada a produtos de origem vegetal e da descoberta das proteínas a base de planta, com um público cada vez mais atento aos rótulos e disposto a repensar seu consumo de açúcar e gordura, um novo item surge neste panorama: as fibras. Benéficas para a saúde e eficazes na atividade intestinal e controle de peso, as fibras têm se apresentado como uma ótima solução para produtos com teores reduzidos em gordura e açúcar, agregando funcionalidade e valor à formulação.

A Nicrom e as novas tendências

A Nicrom, acompanhando a crescente tendência de consumo voltada à um estilo de vida saudável, aumenta sua linha de produtos e aposta na consolidação deste segmento no cenário nacional. Há 27 anos atuando no mercado de importação e distribuição de insumos para a indústria, a empresa conta com ingredientes de qualidade e fornecedores conceituados, investindo atualmente na seleção de itens-chave para o segmento de nutrição esportiva.

Seu portfólio específico para o segmento de suplementos alimentares dispõe de itens essenciais, como por exemplo: a l-glutamina, aminoácido que auxilia no ganho e manutenção muscular, importante no funcionamento normal dos órgãos e do sistema imunológico; a creatina, outro aminoácido, utilizada para hipertrofia muscular, conferindo maior energia durante exercícios físicos de alta intensidade; a maltodextrina, um carboidrato para manter os níveis de energia constantes durante a atividade física e melhorar a recuperação muscular após o exercício; o waxy maize, um suplemento também à base de carboidrato, que fornece energia aos praticantes de atividade física; a polidextrose, um carboidrato com elevado teor de fibra, também excelente agente de corpo aplicado em alimentos com baixo teor de gordura; e a proteína vegetal, promissora opção para a substituição do whey protein.

Complementando a linha de nutrição esportiva e atendendo também a outros segmentos, a empresa conta com uma diversificada seleção de edulcorantes, dentre os quais estão o acessulfame de potássio, sacarina sódica, ciclamato de sódio, aspartame, sucralose, xilitol, maltitol e eritritol. Ainda nesta linha de insumos para atender novos mercados mais exigentes e especializados, a Nicrom traz em seu portfólio uma ampla coleção de aromas, resultado da recente parceria realizada com a centenária multinacional japonesa Takasago.

Além destes, em seu portfólio são encontrados também insumos base, como corantes naturais e artificiais, sorbato de potássio, benzoato de sódio, ácido cítrico, ácido ascórbico (Vitamina C), ácido lático, citrato de sódio, amido de milho, goma xantana, goma guar, carboximetilcelulose (comercialmente conhecido como CMC), glicerina bidestilada (mista e vegetal), fosfato tricálcico, glúten de trigo, lecitina de soja, óleo mineral e sorbitol.

Com uma grande oferta de produtos, a Nicrom apoia o desenvolvimento e a consolidação de novas oportunidades, se assegurando na certeza de continuar crescendo e se atualizando para atender seus clientes com excelência em suas mais diversas demandas.

Nicrom Química Ltda.

Tel.: (11) 4152-0444

nicrom.com.br




Galeria de Imagens:



Downloads:



Envie um artigo



Telefone:

11 5524-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001