Espanhol Português Inglês
Novidade - Cotação Online
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!


Voltar

.FRESCO OU CONGELADO? SUCO DE LARANJA ULTRACONGELADO ACONDICIONA SAÚDE EXTRA, SEGUNDO ESTUDO

O suco de laranja ultracongelado aumenta a bioacessibilidade geral de compostos saudáveis, como os carotenóides, segundo um estudo conduzido por pesquisadores do Laboratório de Cor e Qualidade Alimentar da Universidade de Sevilha, na Espanha. O estudo concluiu que, embora o suco fresco tenha maior concentração de carotenóides, o suco que sofreu congelamento profundo aumenta o número de carotenóides que são absorvidos no sangue.

“Os consumidores tendem a pensar que os sucos tratados são 'menos saudáveis' do que os sucos frescos. No entanto, neste estudo, foi demonstrado que, pelo menos em relação ao conteúdo de carotenóides que chega ao sangue e ao tecido para nos proteger da doença, isso nem sempre é correto ”, diz Antonio J. Meléndez, professor da Faculdade de Farmácia, da Universidade de Sevilha.

A bioacessibilidade de um composto é a quantidade desse composto liberado do alimento e que é capaz de ser absorvida pela parede intestinal, acumulando-se, eventualmente, nos diferentes órgãos e tecidos.

Os pesquisadores detalham como os tratamentos a frio tiveram dois efeitos opostos no suco. Por um lado, causaram a degradação dos carotenóides (efeito negativo) e, por outro lado, geraram aumento na bioacessibilidade dos carotenóides (efeito positivo). Levando em consideração esses dois efeitos, os pesquisadores concluíram que os sucos congelados que são descongelados à temperatura ambiente ou em micro-ondas são potencialmente melhores em aumentar o nível de carotenóides no organismo.

Durante o projeto foram analisados três tipos de sucos: suco de laranja fresco, suco congelado que havia sido descongelado à temperatura ambiente e suco pasteurizado. A análise incidiu sobre dois carotenóides em particular, fitoeno e fitoflueno, porque: “Estes compostos estão adquirindo cada vez mais importância na comunidade científica, pois há cada vez mais estudos que indicam seus vários benefícios para a saúde”, diz Paula Mapell, professora da Universidade de Sevilha.

Apesar de todos os tratamentos a frio analisados terem uma perda nos níveis de carotenóides, os sucos congelados e descongelados à temperatura ambiente ou em micro-ondas foram as melhores fontes de carotenóides bioacessíveis, comparados ao suco fresco.

“Ou seja, apesar do fato de que a concentração de carotenóides nos sucos ultracongelados fosse menor do que no suco fresco, a redução no tamanho das partículas e a destruição do material celular que esse tratamento produzia, significa que a quantidade de carotenóides que pode ser absorvida pelo intestino é maior ”, acrescenta Mapell.




Envie uma notícia



Telefone:

+55 11 5524-6931

Fique conectado:

Curta nossa Fanpage:
facebook.com/AditivosIngredientes

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001