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.Manter a 'saúde' do intestino em dia é essencial

Todo mundo sabe que a "saúde" do intestino está diretamente ligada ao bem-estar do corpo como um todo. Por isso, é preciso ter atenção aos alimentos consumidor diariamente, já que eles podem ser benéficos ou não para os organismos que compõem a flora intestinal.

De acordo com a nutricionista australiana Melissa Meier, em artigo publicado no site My Body and Soul, especializado em conteúdo fitness e de bem-estar, a ingestão de fibras é fundamental para se ter um "intestino feliz". "O seu papel principal é apoiar a saúde digestiva, mas também ajuda a manter o coração saudável e a controlar o nível de açúcar no sangue, bem como manter a pessoa satisfeita após uma refeição. A triste verdade, no entanto, é que muitos de nós não consomem o suficiente", comenta a especialista.

Ela esclarece que uma das melhores coisas a fazer é aumentar a ingestão desse tipo de nutriente por meio de alimentos integrais, como arroz. "Comer duas porções de frutas e cinco de vegetais por dia também é essencial. Legumes, nozes e sementes também são fontes fantásticas de fibra", afirma meier.

Para manter em dia a saúde dos intestinos também é preciso investir em produtos considerados pré e pró-bióticos. "Os probióticos são as boas bactérias que vivem no intestino. Você pode obter muitos probióticos a partir de alimentos como iogurte e kefir. Mas você também pode comprá-los em cápsulas de supermercados e farmácias", explica a nutricionista.


Já os prebióticos servem de alimento para as bactérias benéficas que vivem em nossa flora intestinal. "Eles ajudam as boas bactérias a florescerem. Você ficará satisfeito em saber que eles também são encontrados em alimentos do cotidiano, como grãos integrais, cebolas, grão de bico, banana e nozes".

Em relação ao consumo de suplementos, a nutricionista orienta sempre a obter os nutrientes por meio das refeições. "Mas se há desequilíbrio de sua flora intestinal, talvez devido a uma doença ou ao estilo de vida ruim, tomar um probiótico pode ajudar a restabelecer o equilíbrio. De um modo geral, para a população saudável, tomar um suplemento probiótico é provavelmente desnecessário", afirma Melissa Meier.




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