Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

A tendência dos alimentos veganos

O veganismo, movimento que vem crescendo muito ultimamente, tomou uma grande proporção por conta da divulgação de seus benefícios relacionados com a saúde e a proteção do meio ambiente. O veganismo, ao contrário do vegetarianismo, é definido pela Vegan Society, organização pró-veganismo, como uma filosofia de vida na qual o indivíduo deixa de consumir qualquer tipo de produto animal, tanto na dieta quanto no dia a dia.

Uma das maiores questões do veganismo é se a alimentação consegue suprir todas as vitaminas e os nutrientes necessários para uma boa alimentação. Segundo a Academy of Nutrition and Dietetics, as dietas vegetarianas e veganas conseguem sim satisfazer as necessidades do organismo, sendo, muitas vezes, até mais saudável.

Agora, quais são os benefícios de se tornar um vegano? Primeiramente, com a grande preocupação com a pobreza no mundo e o aquecimento global, as pessoas procuram formas de reduzir esse problema e solucioná-lo. Uma das alternativas que se tornou famosa foi o veganismo; visto que a indústria agropecuária utiliza somente no Brasil, 5,6 milhões de hectares para a produção de soja para a alimentação de gado na Europa, além dos vastos territórios usados para a criação extensiva de gado. Outros problemas são o uso excessivo de água e o agravamento do aquecimento global por meio dos gases estufa liberados pelo gado.

O lado positivo na saúde: já foi reconhecido pela British dietetic Association que a adoção de uma dieta vegana diminui substancialmente a pressão sanguínea; a taxa de colesterol; doenças cardíacas; diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Além disso, também não possui faixa etária, podendo ser adotada para qualquer idade. Dessa forma, com o aumento da divulgação, os produtos têm ficado cada vez mais acessíveis ao público. Com isso, hoje há mais investimentos na produção de alimentos, como frutas, nozes, vegetais, castanhas e outros que causam menos dano ao ambiente, além de serem muito nutritivos.

É possível notar que com o passar do tempo esse tema se tornou mais popular; segundo dados do Ibope, a população vegetariana no país passou de 8% para 14% ao longo de seis anos. Devido a isso, têm cada vez mais se tornado um mercado consumidor de destaque na sociedade, de tal forma que existem grupos e marcas, inclusive fora da indústria alimentícia, buscando investir nesse ramo.

Portanto, percebe-se que, conforme o número de adeptos tanto do veganismo quanto do vegetarianismo cresce, maiores serão os investimentos nessa área. Empresas como a Ginger Strategic Research estimam um crescimento desse mercado em cerca de 40% ao ano. Desse modo, os cuidados com regulação sanitária necessários serão de suma importância, visto que terão um maior destaque.

Fonte: Fórmula Consultoria








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.


001