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Benefícios do betacaroteno para a saúde

São muitos os benefícios do betacaroteno. Esse pigmento natural presente principalmente em muitas plantas, é responsável pela cor vibrante de alguns vegetais vermelhos, laranja e amarelos. Todos eles fazem bem à saúde de um modo geral.

Na alimentação, ao ser consumido, estimula a produção de vitamina A, também conhecida como retinol, bem como atua na metabolização das proteínas pelo fígado, de tal forma que é importante para a saúde e sobretudo para a prevenção de doenças. Além disso, tem ação antioxidante, o que significa que ajuda na proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres e fortalece o sistema imunológico e o sistema respiratório.

De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, não existe uma dose definida para o consumo de betacaroteno, mas é importante ingerir pelo menos cinco porções diárias, entre frutas, verduras e legumes. “A maioria das pessoas pode obter betacaroteno suficiente por meio de uma alimentação saudável. E não é preciso usar suplementos, desde que comam uma variedade de vegetais. Mulheres grávidas ou que estão amamentando certamente precisam de uma quantidade maior”, explica.

O betacaroteno está concentrado basicamente em frutas e vegetais de cor vermelha, laranja ou amarela e em alguns outros, como cenoura, , beterraba, caqui, tomate, abóbora, damasco, berinjela, melancia, morango, milho, mamão, pimentão, folhas verdes escuras, batata doce, brócolis e espinafre. Por último, grãos integrais e alguns alimentos ricos em fibras, como a aveia, e outros grãos, como o feijão e a lentilha, também são alimentos ricos em betacaroteno.

Ainda de acordo com a nutricionista, os principais benefícios do betacaroteno são para os ossos, a pele, os olhos, o sistema imunológico e a saúde da mulher.

Devido aos efeitos antioxidantes, o betacaroteno é primordialmente um aliado da saúde da pele, aumentando as defesas contra a radiação UV. Também ajuda a manter uma aparência com mais maciez, pois ajuda a restaurar a elasticidade e remove as células mortas, podendo-se dizer que são alimentos anti-idade.

Dietas ricas em betacaroteno podem ajudar a proteger a córnea e a estrutura dos olhos, diminuindo os riscos de inflamações, como a conjuntivite. Além disso, atua contra a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), problema que é uma das principais causas de cegueira irreversível em pessoas mais velhas.

O betacaroteno ajuda a estimular o crescimento ósseo e também o fortalecimento dos dentes, fazendo com que o seu consumo também seja muito importante principalmente para as crianças.

Alguns estudos mostraram que níveis altos de betacaroteno no organismo podem ajudar a reduzir os riscos de câncer de mama, podendo ainda, aumentar as chances de cura caso a doença se desenvolva.

O sistema imunológico é um dos principais beneficiados pelo consumo de betacaroteno, pois o seu poder antioxidante é alto, ajudando, assim, a prevenir gripes e algumas infecções.

Alguns efeitos do betacaroteno aparecem a curto prazo. São primordialmente aqueles relacionados à pele. No entanto, outros podem ser observados apenas a longo prazo, que são os mais ligados à saúde. “Para garantir todos os benefícios do betacaroteno, o ideal é consultar um nutricionista, que saberá indicar as quantidades corretas que devem ser consumidas”, afirma a profissional.

E preciso ter atenção para não consumir betacaroteno em excesso. Embora não cause nenhuma reação tóxica ou prejudicial ao organismo, pode fazer com que a pele fique com uma tonalidade amarelo-laranja.

Assim como o consumo de betacaroteno oferece benefícios para o organismo, a sua deficiência, embora seja algo raro, pode causar alguns problemas, como pele seca, inflamação, coceira, infecções de garganta, má cicatrização em feridas, baixa imunidade e retardo de crescimento nas crianças.




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