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BRF explica o quanto a carne suína é versátil, saborosa e saudável

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, tem como propósito oferecer para os seus consumidores produtos de qualidade, cada vez mais saborosos e práticos. Em sintonia com esses objetivos, a carne suína produzida pela empresa se encaixa como uma opção que pode compor uma dieta saudável, além de ser muito saborosa, como explica a nutricionista Natália Alencar, Analista de Qualidade da BRF.

O consumo global de carne aumentou 58% ao longo de 20 anos até o ano de 2018. Esse maior consumo deve-se ao crescimento populacional mundial. O brasileiro é a 5ª população que mais consome carne no mundo. Apesar de os cortes bovinos e frango serem carnes muito populares no Brasil, a carne suína é uma excelente alternativa na alimentação por sua qualidade nutricional e sua versatilidade de preparo, combinando com vários tipos de molhos, sem contar que a carne suína apresenta sabor suave e preço mais acessível. Apesar de todas as vantagens de consumo da carne suína, alguns consumidores ainda apresentam dúvidas em relação a sua composição nutricional, como valor calórico, colesterol e conteúdo de gordura.

A carne suína é nutritiva? A carne suína é rica em nutrientes. Dentre as suas propriedades nutricionais, apresenta alto teor de potássio, ferro e vitaminas do complexo B, com destaque para a vitamina B12. Além disso, apresenta teor de proteínas similar aos demais cortes de carne e de alto valor biológico.


É mito que a carne suína engorda mais. A carne suína apresenta calorias semelhantes a outros cortes cárneos. O lombo, por exemplo, apresenta valor calórico inferior, comparado a sobrecoxa de frango ou cortes bovinos. “É importante ressaltar que devemos ter uma alimentação saudável por meio de uma dieta equilibrada, ou seja, quantidade suficiente para suprir nossas necessidades fisiológicas e variada”, esclarece a nutricionista Natália Alencar.

Outro mito é ser menos saudável. A carne suína é rica em nutrientes, pobre em sódio e rica em potássio, dois minerais aliados na regulação da pressão arterial, auxiliando na manutenção da pressão arterial para indivíduos que seguem uma dieta balanceada e rica em nutrientes.

Diferentemente do que muitos consumidores imaginam, o teor de colesterol da carne suína é inferior comparado a outros cortes cárneos. Uma dica para consumir menos gordura está na escolha do corte; o lombo, por exemplo, é uma carne mais magra comparado ao pernil suíno. Outra vantagem da carne suína é que, dependendo do corte, é possível retirar a gordura aparente da carne, uma vez que a gordura não está entremeada na carne.

A carne suína é considerada uma carne vermelha. A cor da carne é influenciada pelos pigmentos de mioglobina existentes no músculo. A quantidade de mioglobina existente na carne pode variar de acordo com alguns aspectos, como o sexo, a espécie e idade do animal. A carne suína caracteriza-se por cor uniforme rosada avermelhada, possuindo de acordo com o corte uma camada de gordura superficial.

Existem várias opções de cortes suínos in natura que podem ser inseridos no cardápio, como lombo, costela, copa lombo, filé mignon e pernil suíno, no qual podem ser preparados de formas mais simples ou, até mesmo, mais elaborada.




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