Espanhol Português Inglês
Novidade - Cotação Online
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!


Voltar

.HIIT, funcional e personal são algumas das tendências fitness para 2020

Não dá mais para fugir. A prática da atividade física deve fazer parte da nossa rotina em todas as fases da vida. Se você ainda não incorporou esse hábito ao seu dia a dia, aproveite o início do próximo ano para mudar isso.

Com constância e disciplina, o resultado virá. Em curto prazo, você sente a melhora do corpo, do sono, da autoestima, do estresse e da disposição.

Em longo prazo, virão também a prevenção a inúmeras doenças e a garantia de uma velhice com mais autonomia e bem-estar.

Para incentivar os sedentários e trazer novas ideias para os já praticantes de atividades físicas, todos os anos, o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, na sigla em inglês) realiza uma pesquisa para antecipar o que estará em alta no ano seguinte no universo fitness e de bem-estar.

A 14ª edição do levantamento foi feita com base em pesquisa com mais de 3 mil profissionais de saúde e educação física de todo o mundo.

Essa edição teve uma novidade: 894 especialistas do Brasil e da Argentina foram entrevistados, o que possibilitou um resultado regional para a América do Sul, indicando as principais tendências. Confira:

1° Perda de peso

A busca pelo emagrecimento ainda é o que mais chama a atenção dos profissionais da área de fitness no Brasil. Na ranqueamento mundial, o mesmo tópico, que por alguns anos esteve entre as primeiras posições, esse ano caiu para a 11°.

“No Brasil, temos ainda uma influência muito grande por parte da mídia que leva à busca pelo emagrecimento, temos essa questão cultural de valorização da estética”, observa Paulo Costa Amaral, personal trainer, professor e responsável pela pesquisa no Brasil.

2º Estilo de vida saudável

Por outro lado, os profissionais também salientaram a busca por um estilo de vida mais saudável por meio promoção da saúde. Isso é feito de forma global, e não apenas por meio de exercícios físicos. Eles apontam que hábitos saudáveis são vistos como formas de bem-estar, além de atuarem na prevenção e controle de doenças.

“É o wellness, o bem-estar. Então, da mesma forma que temos o público que quer perder peso por uma questão estética ou até por alguma questão de saúde, também é forte a vertente de pessoas que buscam não apenas a prática de atividade física, mas sim um estilo de vida mais saudável, que envolve outros fatores, como alimentação e equilíbrio do estresse do trabalho, por exemplo”, aponta Paulo.

3º Personal trainer

Contar com a ajuda de um treinador só para você é o sonho de muitos praticantes de atividade física. Além de um programa mais personalizado, as vantagens incluem o aumento da motivação e o fato de ter a execução de cada exercício supervisionado, aprimorando os resultados e evitando lesões. Cada vez mais popular, a demanda da população tem feito com que os profissionais busquem mais por essa especialização.

“O personal trainer é uma das tendências que consta em todos os continentes, e também é uma área que aparece desde a primeira publicação da pesquisa, em 2007. Então, é uma tendência muito forte”, diz Paulo.

Fernanda Maranha, que é personal trainer e proprietária do The Training House, ressalta que, entre as vantagens do treinamento personalizado com acompanhamento do personal trainer estão a otimização dos resultados e a segurança dos treinos.

“Conseguimos ajustar o treinamento de acordo com o objetivo principal de cada pessoa. Essa individualização permite trabalhar com mais segurança, eficiência e eficácia, e com isso conseguimos resultados mais rápidos. A segurança vem por meio de treinos que respeitam as limitações e com as adaptações necessárias para cada pessoa.”

Para ela, o serviço está mais popular não porque ficou mais acessível, mas sim porque as prioridades em relação ao treinamento físico estão mudando. “Hoje, as pessoas estão mais conscientes e preocupadas e acabam priorizando um treino individualizado”, observa.

HIIT é uma das tendências em alta, assim como ter um personal trainer para atendimento individual ou a pequenos grupos. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

4º Terceira idade

A expectativa de vida no Brasil e no mundo está cada vez mais alta. Para uma rotina saudável na maturidade, a atividade física tem papel importante. Preservar a massa muscular é essencial para se manter ativo, ter autonomia e garantir o bem-estar com o avançar dos anos.

Em consequência desse cenário, aumenta a oferta de programas e profissionais especializados para atender as necessidades específicas e limitações dessa faixa etária.

A tendência por programas específicos para a terceira idade pode ser observada também no mapeamento mundial, no qual os programas voltados para esse público ocupam a 8ª posição.

5ª Treinos funcionais

O treinamento chamado de funcional é aquele que desenvolve força muscular, coordenação, resistência e equilíbrio, e que tem seus resultados perceptíveis na realização das tarefas diárias. Entre os movimentos utilizados estão pular, correr, agachar e levantar.

A personal trainer Fernanda Maranha explica que qualquer exercício físico é funcional, porque todos os tipos de atividades geram aumento de força e de resistência cardiovascular e muscular, o que traz uma melhora na funcionalidade do dia a dia. “Eu gosto de usar o nome de treino integrado. São exercícios que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, então temos um treinamento integrado”.

Ela cita outra característica desse tipo de treino, que é a de trazer exercícios que simulam as atividades do dia a dia.

“Um exemplo é você pegar uma barra do chão e colocar em cima da cabeça, que é uma simulação de você pegar uma sacola de supermercado e colocar em cima da mesa.” Outro ponto que faz com que os treinamentos funcionais façam tanto sucesso é porque costumam ser mais dinâmicos. “Fica uma aula mais agradável e prazerosa. Acredito que esse seja é um dos principais motivos do aumento da procura”, explica Fernanda Maranha.

6º Qualificação profissional

Essa tendência destaca a importância da prática de treinamentos com profissionais capacitados e certificados para determinada modalidade.

Com o aumento da quantidade de modalidades e técnicas, é preciso que o profissional consiga oferecer aos alunos toda a potencialidade da atividade em questão.

“É uma tendência dos profissionais se qualificarem mais e terem mais certificações no currículo, principalmente pelo fato de os alunos terem mais acesso às informações das modalidades e buscarem profissionais certificados. Isso acaba estimulando os professores a irem atrás das certificações. Além disso, como temos muitas modalidades no mercado, quando você se especializa você tem a possibilidade de se diferenciar.”

7º HIIT

Populares já há alguns anos por aqui, os treinos intervalados de alta intensidade (HIIT, na sigla em inglês) propõem uma metodologia que alterna exercícios de alta intensidade com períodos de descanso ou recuperação com o objetivo de aumentar o gasto calórico. “A principal vantagem do HIIT é que um treino que traz uma resposta muito rápida de queima de gordura”, explica Fernanda Maranha, que também ressalta que a importância da capacitação dos profissionais para esse tipo de treinamento. “Os treinos de alta intensidade exigem cuidados extras, então é essencial buscar por profissionais capacitados para garantir a segurança do treinamento.” No ranking mundial, a tendência ocupa a 2ª posição, mostrando sua popularidade em todos os continentes.

8º Personal para pequenos grupos

A pesquisa constatou também o aumento da procura por um novo tipo de serviço: o de personal trainer para pequenos grupos. Essa tendência é reforçada pela personal trainer Fernanda Maranha. Há dois anos, ela abriu um estúdio com esse foco: oferecer aulas para pequenos grupos.

“Percebi que existia essa demanda, de pessoas que buscavam uma atividade que tivesse características de um treino mais especializado, mais direcionado, mas que não tinham condições de arcar com o custo de ter o personal trainer individual. Então, as aulas para pequenos grupos trazem a possibilidade de um treino muito próximo do que seria um trabalho individualizado a um custo mais acessível”, aponta.

Outra tendência observada por Fernanda foi a de treinos para grupos com focos específicos. Atendendo essa demanda, ela abriu aulas em grupo apenas para homens, apenas para mulheres, para gestantes e para mulheres com diástase pós-parto. “Com isso, criamos treinos para grupos com necessidades e objetivos semelhantes, atendendo com mais qualidade.”

9º Consultoria online

A consultoria online traz a possibilidade de acesso a profissionais de qualquer parte do país ou do mundo por meio do celular, computador ou tablet.

Os treinos são feitos de forma individualizada e disponibilizados por email ou whatsapp. Além disso, chats e vídeos com os profissionais também são alguns dos recursos para explicações necessárias, tirar dúvidas e acompanhar os resultados.

Mensagens, vídeos, redes sociais, é um novo mundo a ser explorado. A tendência, que aparece apenas na lista da América do Sul, é explicada pela demora da consolidação de algumas tecnologias por aqui. “As pessoas acreditam que esse serviço é separado ao presencial, mas ele é complementar.”

10º Treino específico para uma modalidade esportiva

Fechando os top 10 de tendências da América do Sul, aparecem os treinamentos focados em melhora de performance em determinada modalidade esportiva.

Cada esporte demanda uma preparação física específica. Os corredores de longa distâncias, precisam de força nas pernas e panturrilhas, além de uma boa capacidade cardiovascular.

Já os de curta distância, precisam de “explosão”, devendo trabalhar a velocidade. Dessa forma, é possível lançar mão de treinos sob medida para melhorar a performance de atletas em suas modalidades, trabalhando força, velocidade ou resistência.

Confira as tendências que ficaram de 10ª à 20ª posição

11º Treinamento em circuito

12º Atividades ao ar livre

13º Avaliação física

14º Apps de atividades físicas

15º Academias boutique

16º Treinamento para crianças

17º Academias low cost

18º Trenos com peso livre

19 º Coaching de saúde e bem-estar

20 º Treinamento de core

Coach de saúde e bem-estar

Tendência já difundida na Europa e na América do Norte, o coach de saúde ocupa os top 10 nesses continentes e deve se fortalecer em breve por aqui (está na 19ª posição na lista regional).

O trabalho do coach traz a ciência do comportamento para a promoção da saúde. Por meio de uma abordagem individual (ou em pequenos grupos), ajuda o paciente a estabelecer objetivos, traçar estratégias, além de orientar e encorajar.

Tem como foco os valores, necessidades e objetivos do próprio paciente e foca em estratégias de mudança de comportamento.

“Esse profissional tem uma função de promoção da saúde, em uma atuação mais integrativa entre as diversas áreas. É aquele questionamento: por que as pessoas não dão continuidade aos seus programas de emagrecimento e de atividade físicas? Porque elas não se sentem motivadas. O coach é quem irá trabalhar para ajudar nessa conscientização, fazendo com que as pessoas a tomarem suas próprias decisões. É uma consultoria muito mais completa, que engloba alimentação, atividade física e manejo de estresse”, diz Paulo Costa Amaral, personal trainer, professor e responsável pela pesquisa no Brasil.

Paulo ressalta que, no Brasil, esses profissionais enfrentam outro desafio, o preconceito com o termo “coach”, que tem sido usado indevidamente, e com uma conotação negativa.

Wearable devices

No mapeamento mundial, considerando todos os continentes, a tendência número 1, pelo segundo ano consecutivos, são os “dispositivos vestíveis, na tradução do inglês”, também chamados de “tecnologia vestível”, como relógios e pulseiras inteligentes que monitoram a frequência cardíaca, contam os passos e estimam as calorias queimadas. Por aqui, a tendência não apareceu.

Para Paulo Costa, a indústria – estimada em 95 bilhões de dólares – ainda não está consolidada na América do Sul em razão dos altos valores que esses dispositivos chegam por aqui, o que faz com que sejam acessíveis apenas a uma pequena parte da população.




Envie uma notícia



Telefone:

11 5524-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001