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Relatório técnico Kerry's Tastesense™ Sweet quantifica o impacto ambiental do açúcar

A Kerry, a empresa mundial de sabor e nutrição, lançou “Innovative Taste for a Better Life and Planet”, um relatório técnico que usa a avaliação do ciclo de vida (LCA) para quantificar os benefícios ambientais e nutricionais do Kerry's Tastesense Sweet, permitindo uma redução no teor de açúcar de uma variedade de alimentos e bebidas. Conduzida em conjunto com uma consultoria especializada em sustentabilidade, a LCA descobriu, usando o Tastesense Sweet na dosagem recomendada, que os fabricantes serão capazes de reduzir o uso de açúcar em 30%, para manter uma declaração de sabor natural, entregando resultados significativos e valiosos. Do ponto de vista da sustentabilidade, os benefícios da redução do uso de açúcar são impressionantes: uma redução de 30% no uso de água e calorias e 20% nas emissões de carbono.

O relatório também analisa o exemplo de uma redução potencial de açúcar em uma bebida de cola na União Europeia. De acordo com a Euromonitor, 8,572 bilhões de litros de cola com açúcar são comprados anualmente em todo o continente. A análise da LCA concluiu que, se o Tastesense Sweet for aplicado para reduzir o teor de açúcar de todos esses produtos em 30%, a economia e os benefícios, só na Europa, seriam enormes. Nesta análise de um produto, seria equivalente a eliminar 68 bilhões de cubos de açúcar, reduzir a ingestão de calorias equivalente a 1,8 trilhão de horas de ciclismo (queima de calorias), tirar 29.800 carros da estrada por um ano inteiro (emissões de carbono) e reduzir o uso de água, por chuveiros anuais, de 11 milhões de pessoas.

Em todo o mundo, a redução do açúcar é o foco principal dos formuladores de políticas governamentais e produtores de alimentos/bebidas, sem mencionar os consumidores que buscam melhorar a sua saúde geral e se preparar melhor para enfrentar a Covid-19. O que esta avaliação e análise do ciclo de vida mostram é que, além dos desafios de saúde significativos colocados pelo consumo excessivo de açúcar, a produção de açúcar tem um grande impacto ambiental em termos de uso de água e emissões de carbono. Portanto, reduzir o consumo de açúcar tem benefícios ambientais e de saúde impressionantes”, disse Otis Curtis, diretor de Portfólio Global Tastesense da Kerry.

De acordo com Curtis, o principal desafio na redução do teor de açúcar em alimentos e bebidas é encontrar de manter as propriedades significativas de sabor, textura e mouthfeel fornecidas exclusivamente pelo açúcar. “Nosso Kerry Tastesense Sweet permite a redução do açúcar em até 30% e a manutenção de uma declaração de sabor natural, ao mesmo tempo que oferece excelentes propriedades de doçura, mouthfeel atraente e efeito limpo e persistente, sem notas estranhas. Pode ajudar a tornar uma variedade de alimentos e bebidas saborosos mais saudáveis para as pessoas e melhores para o planeta”, acrescentou.

A maioria das pessoas sabe que o excesso de açúcar afeta negativamente a saúde pessoal e pública. No entanto, muitos não sabem que o processamento de açúcar também traz um impacto ambiental negativo. A cana-de-açúcar responde por quase 80% da produção global de açúcar, com mais de 100 países atualmente produzindo o produto a partir da cana ou da beterraba. Mais de 170 milhões de toneladas são fabricadas e consumidas anualmente, com efeitos significativos no planeta a partir dos processos de cultivo, colheita, refino e distribuição. A Tastesense LCA descobriu que são necessários 1.110 litros de água para produzir um quilo de açúcar de cana (e 640 litros no caso do açúcar de beterraba). Do ponto de vista da mudança climática, um quilo de açúcar de cana refinado leva a emissões de 0,42 kg de CO2e, enquanto o açúcar da beterraba emite o dobro (0,85 kg de CO2e).

Claramente, o açúcar apresenta um desafio de sustentabilidade convincente para o mundo, e sustentabilidade é uma questão importante e crescente para os consumidores em todo o mundo. Houve um salto acentuado nas expectativas do público em relação a fabricação de produtos sustentáveis: a Innova Market Insights observou, em 2019, que 89% dos consumidores agora esperam que as empresas invistam em sustentabilidade, mais de um terço (de 65%) desde 2018. Mais de 70 % dos consumidores globais disseram à Nielsen, em 2019, que definitivamente ou provavelmente mudariam os seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente.

A boa notícia é que os produtos classificados como sustentáveis nos últimos cinco anos tiveram um crescimento anual 5,6 vezes mais rápido do que os produtos tradicionais. A redução do açúcar não só faz sentido para a saúde, mas também é mais saudável para o meio ambiente e para a diferenciação da marca. A redução agressiva do açúcar, em resumo, é uma estratégia valiosa de desenvolvimento de produtos para empresas de alimentos e bebidas em todo o mundo.

Tastesense é uma linha de soluções de produtos de sabor natural. Tastesense Sweet é uma linha de soluções que melhoram o sabor de produtos com baixo teor de açúcar. Essas soluções permitem reduções de açúcar de até 30%, permitindo uma declaração de sabor natural e 50% quando combinada com estévia, permitindo um reequilíbrio da experiência de sabor em versões sem/com baixo teor de açúcar. Essa tecnologia também pode fornecer outros benefícios (longevidade do sabor, melhora do mouthfeel, maior suculência, etc.).

Fonte: Campbell & Company Public Relations




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