Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

.Sushi e salada! Conheça a dieta crudívora, que permite apenas comida crua

Já pensou em mudar completamente a rotina alimentar e não comer mais nada cozido? A dieta crudívora é baseada apenas em alimentos de origem vegetal e em alguns peixes, que devem ser consumidos crus. Por ser rica em fibras, ela aumenta a saciedade, evitando que a pessoa sinta fome facilmente, além de ser baixa em carboidratos simples, calorias e gorduras. Por isso, é uma boa opção para quem quer emagrecer.

Entretanto, é importante se consultar com um nutricionista antes de iniciar um novo padrão alimentar. O profissional da área de saúde irá avaliar quais as necessidades e os objetivos do paciente para indicar o melhor modelo alimentício tanto para emagrecimento como para o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis.

Como a dieta crudívora é feita
A dieta crudívora é feita com o consumo apenas de alimentos naturais e crus – como frutas, legumes, tubérculos, sementes, verduras, cogumelos, grãos e peixes. Nesta prática, só é permitido aquecer os alimentos até, no máximo, 40ºC.

O regime pode ter benefícios para a saúde, pois, além de reduzir o índice de gordura corporal (IMC) e melhorar a digestão, aumenta a sensação de energia e reduz os níveis de estresse e ansiedade. No entanto, seguir a dieta por longos períodos pode causar a erosão dos dentes, deficiências de B12, ferro, cálcio e proteínas e até provocar irregularidades no ciclo menstrual, levando à amenorreia (quando a menstruação deixa de acontecer).

Dieta crudívora emagrece?
Uma dieta de alimentos crus pode auxiliar na perda de peso e, até mesmo, melhorar os níveis de colesterol no sangue por ser rica em fibras. A escolha dos alimentos facilita a digestão e provoca a sensação de saciedade. O regime também tem poucos carboidratos simples e gorduras.

No entanto, é importante ter atenção ao efeito sanfona: uma vez que se perde peso rapidamente, o corpo pode ficar em alerta e armazenar mais gordura, além de reduzir o metabolismo para garantir a produção normal de hormônios.

Desta forma, embora este protocolo alimentar possa ser usado para emagrecer, é importante ter orientação do nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e elaborado um plano nutricional adequado.

5 opções de receitas para a dieta crudívora

1. Sopa de abóbora com alho poró e cebola

Ingredientes
300 gramas de abóbora;
½ cebola;
½ alho poró;
1 litro de água.

Modo de fazer
Aqueça a água por 2 minutos em fogo baixo. Após descascar, lavar e cortar os alimentos em cubos, bata no liquidificador a abóbora com a metade da quantidade de aguá por 5 minutos. Use o restante da água para deixar a sopa mais líquida, caso seja necessário. Em seguida, tempere com sal a gosto e coloque o resto dos ingredientes por cima.

2. Vitamina cremosa de banana

Ingredientes
2 bananas congeladas;
1 colher de sopa de mel;
50 ml de água.

Modo de fazer
Lave bem as bananas, não retire a casca e bata tudo no liquidificador. Sirva ainda gelado.

3. Macarrão de abobrinha com molho branco

Ingredientes
1 abobrinha;
2 dentes de alho;
240 ml de leite de coco;
4 folhas de manjericão.

Modo de fazer
Ralar a abobrinha, descascar e amassar os dentes de alho, misturá-los ao leite de coco, temperar com sal a gosto e adicionar o manjericão, já no prato.

4. Mousse de manga

Ingredientes
2 mangas grandes bem maduras;
leite de coco congelado;
2 colheres de mel;
1 colher de chia;
2 folhas de hortelã.

Modo de fazer
Lavar, descascar e retirar a semente de manga, bater todos os ingredientes no liquidificador e servir ainda gelado.

Contraindicações
Esta dieta não é indicada para pessoas que têm diverticulite, gastrite e úlceras ou passaram por cirurgia intestinal recentemente. O consumo frequente de frutas e vegetais crus como o feijão, ervilha, trigo, lentilha e outros grãos crus podem agravar os problemas devido à quantidade de fibras.

A dieta crudívora também é contraindicada para crianças, pois pode ser restrita e prejudicar o crescimento e desenvolvimento.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Fonte: Metropoles

https://www.metropoles.com/








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.


001