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Consumo de suplementos alimentares cresce 10% no Brasil

A segunda edição da Pesquisa de Mercado ABIAD "Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil", realizada pela Toledo & Associados, reforça uma importante mudança de comportamento do consumidor em relação aos suplementos alimentares. Segundo a pesquisa, o consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou 10%, em comparação à primeira edição da pesquisa, em 2015, e apurou que os produtos estão presentes em 59% dos lares brasileiros, onde há no mínimo uma pessoa consumindo suplementos.

O estudo foi realizado em sete capitais - Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Belém (PA) -, nas cinco regiões do Brasil, configurando uma amostra com representação nacional, com 1.006 entrevistas. O perfil dos participantes foi 50% de homens e 50% de mulheres, com idade entre 17 e 70 anos, de todas as classes sociais.

Em São Paulo, a presença de suplementos alimentares nos lares alcançou 61%, aumento de 11%, em cinco anos. Durante a pandemia de Covid-19, entre os consumidores de suplementos alimentares da cidade, o aumento no consumo destes produtos foi de 45%, sendo que 60% adotaram alguma mudança de cuidado com a saúde, no mesmo período. Entre os produtos mais consumidos em São Paulo estão: multivitamínicos, ômega 3, isotônicos, whey protein, colágeno, vitamina C e BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada, que são a leucina, isoleucina e valina).

Entre as principais descobertas sobre o comportamento do consumidor, a pesquisa aponta que 90% dos entrevistados usam o suplemento alimentar como um complemento à alimentação e para 85% saúde é o principal fator que leva ao consumo desses produtos. Nesse contexto, vitaminas, proteínas e minerais lideram os grupos de produtos mais consumidos.

Outro importante dado da pesquisa reflete um consumo consciente em relação aos suplementos alimentares, visto que 51% das recomendações para o consumo de suplementos são feitas por profissionais de saúde. "Os suplementos alimentares são aliados para complementar e fornecer nutrientes para uma alimentação equilibrada. A ABIAD tem exercido um importante papel no setor de suplementos alimentares brasileiro, visando propiciar ao consumidor produtos seguros, inovadores e de alta qualidade e que possam contribuir para a manutenção ou melhora da saúde da população. Ao longo dos últimos cinco anos, desde a primeira pesquisa sobre os hábitos de consumo de suplementos alimentares no Brasil, houve um amadurecimento do consumo da categoria, maior consciência do consumidor e segurança de uso", afirma Rodrigo Garcia, presidente da ABIAD.

O estudo complementar, "Pesquisa de Mercado ABIAD - Comportamento dos Consumidores de Suplementos Alimentares durante a pandemia de Covid-19", realizada também pela Toledo & Associados, aponta que entre os consumidores de suplementos foi registrado um aumento de 48% no consumo desses produtos durante a quarentena, sendo que 42% consumiram visando fortalecer a alimentação e 91% a imunidade; 70% dos entrevistados declararam que continuarão consumindo os produtos.

O recorte da pesquisa, com foco no cenário pandêmico, foi realizado por meio de 275 entrevistas, durante o mês de maio, nas mesmas regiões do estudo inicial, entre os já consumidores de suplementos alimentares (59%).








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