Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Descoberta do genoma do trigo pode reforçar a segurança alimentar global

Uma equipe internacional liderada pela Universidade de Saskatchewan, no Canadá, sequenciou os genomas de 15 variedades de trigo que representam programas de melhoramento em todo o mundo.

Essa descoberta marcante permitirá que cientistas e criadores identifiquem genes influentes para melhor rendimento, resistência a pragas e outras características importantes da cultura muito mais rapidamente.

Os resultados da pesquisa, publicados na Nature, fornecem o que a equipe de pesquisa chamou de o atlas mais abrangente de sequências do genoma do trigo já relatado. A colaboração do Projeto 10+ Genome envolveu mais de 95 cientistas de universidades e institutos no Canadá, Suíça, Alemanha, Japão, Reino Unido, Arábia Saudita, México, Israel, Austrália e Estados Unidos.

É como encontrar as peças que faltam para o seu quebra-cabeça favorito, no qual você vem trabalhando há décadas”, disse o líder do projeto, Curtis Pozniak, criador de trigo e diretor do USask Crop Development Center (CDC). “Tendo muitos conjuntos de genes completos disponíveis, agora podemos ajudar a resolver o enorme quebra-cabeça que é o enorme pan-genoma do trigo e inaugurar uma nova era para a descoberta e melhoramento do trigo”.

Espera-se que grupos científicos em toda a comunidade global de trigo usem o novo recurso para identificar genes ligados a características em demanda, como resistência a pragas e doenças, o que vai acelerar a eficiência do cultivo.

Esse recurso nos permite controlar mais precisamente a reprodução para aumentar a taxa de melhoria do trigo para o benefício dos agricultores e consumidores e atender as futuras demandas de alimentos”, acrescentou Pozniak.

Como uma das safras de cereais mais cultivadas do mundo, o trigo desempenha papel importante na segurança alimentar global, fornecendo cerca de 20% da ingestão calórica humana global. A universidade diz que estima-se que a produção de trigo deve aumentar em mais de 50% até 2050, para atender a uma crescente demanda global e saber quais genomas do trigo têm melhor desempenho pode ser crucial para atingir essa meta.

Os pesquisadores explicam que foram capazes de rastrear as assinaturas exclusivas de DNA de material genético incorporado em cultivares modernos de vários parentes não domesticados de trigo por criadores no último século. “Esses parentes do trigo têm sido usados pelos criadores para melhorar a resistência do trigo a doenças e ao estresse. Um desses parentes contribuiu com um segmento de DNA para o trigo moderno que contém genes resistentes a doenças e fornece proteção contra uma série de doenças fúngicas. Nossos colaboradores da Kansas State University e do Centro Internacional de Melhoramento do Milho e do Trigo (CIMMYT), no México, mostraram que esse segmento pode melhorar a produtividade em até 10%. Uma vez que a reprodução é um processo de melhoria contínua, podemos continuar a cruzar plantas para selecionar essa valiosa característica”, disse Pozniak.

A equipe de Pozniak, em colaboração com cientistas da Agriculture and Agri-Food Canada e do National Research Council of Canada, também usou as sequências do genoma para isolar um gene resistente a insetos. Esse gene permite que as plantas de trigo resistam ao mosquito da flor do trigo de laranjeira, uma praga que pode causar mais de US $ 60 milhões em perdas anuais para os produtores canadenses ocidentais.

Compreender um gene causal como esse é uma virada de jogo para o melhoramento, porque permite selecionar a resistência a pragas de forma mais eficiente, usando um teste simples de DNA do que por teste manual de campo”, concluiu Pozniak.

Fonte: New Food Magazine








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.


001