Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Melancia: saúde e frescor em cada fatia!

O dia 26 de novembro, é o Dia da Melancia! Relatos históricos apontam que a melancia (Citrulluslanatusvar lanatus), que é uma fruta da família das cucurbitaceas, da qual fazem parte o melão e as abóboras, é originária da África, com os primeiros registros do seu uso como alimento datados de 5.000 anos atrás, pelos egípcios. Estudos mostram que a fruta se espalhou pelo mundo, por meio do Mar Mediterrâneo. Por volta do século 10, foi levada para a China, atualmente o maior produtor do mundo. No século 13, começou a ser cultivada em diversas regiões da Europa e no século 16 chegou ao continente americano. No Brasil, estudos mostram que a cultura foi introduzida durante o ciclo econômico da cana-de-açúcar, tendo as regiões Nordeste e Sul como ponto de partida para o plantio pelo restante do país.

Em solo nacional, a partir da década de 1990, ocorreu uma grande expansão do mercado interno da melancia devido, principalmente, a mudança de hábitos alimentares da população, em busca de uma alimentação mais saudável. Nesse contexto, a opção dos consumidores por alimentos proteicos e de baixas calorias privilegiou a melancia, promovendo um marketing positivo, devido ao seu baixo teor calórico. Além disso, a qualidade da fruta produzida em alguns estados brasileiros possibilitou um aquecimento nas exportações. "A consolidação dos mercados de melancia (interno e externo) vem impulsionando a produção brasileira, que hoje está entre as maiores do mundo", avalia Hélio Satoshi Watanabe, engenheiro agrônomo do Centro de Qualidade de Hortigranjeiros, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Entre as diversas frutas comercializadas no Brasil, a melancia tem destaque tanto em volume quanto em valor econômico. Segundo Watanabe, em 2019, na Ceagesp, 123 atacadistas comercializaram 125.110,23 toneladas de melancia, originárias de 15 estados e 189 municípios. "Em nível nacional, no mesmo período, dados do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nas Centrais Estaduais de Abastecimento (Ceasas) que fazem parte do sistema, foram comercializadas 514.098 toneladas", informa o agrônomo, destacando que estatísticas da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) mostram que, em 2019, o Brasil exportou 102.857 toneladas de melancia, principalmente para alguns países da América do Sul.

Sobre a produção nacional, Fernanda P. B. Furlaneto, pesquisadora da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) - Polo Centro Oeste - Unidade Marília, destaca que os números já ultrapassam 2,2 milhões de toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A melancia tem uma excelente aceitação, sendo uma fruta muito presente na mesa dos brasileiros, consumida geralmente in natura, como opção saudável, podendo ser oferecida nos mais diferentes formatos: triângulos, pirâmides, cubos ou até mesmo bolas. "Ela se destaca entre as frutas pela sua suculência e doçura. Outra qualidade bastante apreciada é o frescor, indicado pelo aspecto "crocante" quando a fruta é mastigada. Por esse motivo, a melancia é uma das frutas mais refrescantes que existem. Na verdade, em situações de extremo calor, como em meio ao sol do meio-dia do verão tropical, uma fatia de melancia é excelente para repor os líquidos perdidos pela transpiração", avalia Beatriz Cantusio Pazinato, nutricionista da Secretaria e diretora da Divisão de Extensão Rural (Dextru), da CDRS, acrescentando que a suculência se deve a presença de 90% de água e a doçura por possuir carboidratos, que embora em pequena quantidade (8%), são suficientes para contribuir com essa característica. "Além disso, a melancia tem poder de saciedade e oferece poucas calorias em cada porção consumida, ou seja, menos de 35 kcal por 100 gramas, por isso é tão comum nas dietas de emagrecimento, inclusive possui fibras alimentares e não contém gorduras".

A nutricionista ensina que, na culinária pode-se abusar da criatividade e usá-la em diferentes receitas, como ingrediente de doces, sucos, geleias, drinks, molhos e saladas. Outra variação é fazer doce com a parte branca, que se prepara da mesma forma que o doce de mamão verde. "Com a chegada dos dias quentes de verão, experimente colocar pedaços de melancia em uma taça e sobre eles acrescentar o iogurte de sua preferência e decorar com folhas de hortelã. Outra opção saudável e nutritiva é preparar sucos, podendo acrescentar um pedacinho de gengibre para dar um diferencial levemente picante, muito apreciado por adultos e crianças".

Quando o quesito é saúde, Beatriz destaca os seus nutrientes. "A cor vermelha da melancia é um grande atrativo, mas o que poucos sabem, é que o licopeno, pigmento natural da fruta que confere essa coloração, desempenha propriedades funcionais e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e/ou danos ao DNA das células, bem como prevenir ações inflamatórias do organismo que são prejudiciais e até precursoras de muitas doenças crônicas".

Entre os minerais que a fruta possui, a nutricionista aponta os que possuem maior teor: magnésio, manganês, potássio, cobre e zinco, que contribuem para regular as atividades metabólicas e manter o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo. O magnésio faz parte da respiração celular e atua na transmissão dos impulsos nervosos, do metabolismo dos ossos e também na cicatrização; o manganês ajuda na interação e absorção dos nutrientes. O potássio contribui para o equilíbrio ácido básico, transmissão de impulsos nervosos, contrações e movimentos dos músculos; além disso, regula os batimentos cardíacos e a pressão arterial, sendo muito importante para a manutenção dos líquidos do corpo. E, por fim, o cobre é essencial na produção de hemácias, na formação do tecido conjuntivo, fibras nervosas e pigmentação da pele; também promove a absorção do ferro, sendo também componente de várias enzimas.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo








Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.


001